Histórico/Observação
Mesas de Encostar, Séc. XVIII, estilo D. João V, oriundas do Museu da Inconfidência, Ouro Preto, Estado de Minas Gerais. Ambas adquiridas pela antiga Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – DPHAN, em 24/10/1964, com nota de recebimento, pelo Museu das Bandeiras, em 25/02/1965.
No reinado de D. João V (O Magnânimo), Rei de Portugal e dos Algarves, 1689-1750, o design do mobiliário português sofreu significativas mudanças. O barroco na Europa estava presente na arquitetura, mobiliário, talha, azulejo e ourivesaria, com grande riqueza de detalhes. D. João proibiu a importação de móveis e o uso do ouro como ornamentação dos mesmos. O estilo D. João foi um estilo inspirado em outros estilos já existentes, como Luís XV, Queen Anne e Chipandele.
O estilo D. João V corresponde ao Rococó em Portugal e vai influenciar a feitura do mobiliário brasileiro do séc. XVIII até o início do XIX. A utilização de madeiras muito escuras e enceradas, como o pau-santo ou pau-preto, a nogueira e o castanho, o aparecimento de entalhes substituindo o trabalho de torno, o encurvamento cada vez mais acentuado das linhas retas do barroco e a presença das pernas em cabriolet como suporte para os móveis, são suas características principais. São praticamente iguais às do mobiliário de origem portuguesa que é marcado pela riqueza de materiais e pela vasta gama de ornamentos, com linhas curvadas, escudos, bola e pés de garra.
As mesas em exposição no MUBAN, apesar de não possuírem a suntuosidade e ornamentação das mesas do reinado de D. João V, isto é, rebuscadas, em estilo Luiz XV florido, são baseadas nessas características, de feitura adaptada às condições socioambientais do país. “As mesas apresentam uma grande variedade de modelos e destinam-se aos mais diversos fins, como a “mesa de encosto”, de nogueira, com entalhes de conchas, folhas de acanto douradas e saial ornado de elegantes curvas e volutas, pernas finas com folhas de acanto e ferragens de bronze dourado a enriquecer o conjunto.” (GALVÃO, 2016)
Para saber mais:
OLIVEIRA, Karina Ribeiro de. O Móvel na Moradia Urbana Mineira do Século XVIII e Início do XIX. SP: USP, 2017. Dissertação apresentada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Mestre em Ciências.
OLIVEIRA, Karina Ri beiro de. LOEWEN, Andrea Buchidid. As Condições de Produção do Mobiliário Mineiro no Século XVIII e Início do XIX. SP: USP, 2017. Artigo.
GALVÃO, Arabella. História do Mobiliário. UFPR, 2016.