Histórico/Observação
Proveniente da Igreja de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Fino, Goiás-GO. Foi doado pelo bispo D. Cândido Bento Maria Penso. Estilo barroco, da 1ª metade do séc. XVIII. As peças do retábulo do altar mor da Igreja de N. Senhora do Pilar de Ouro Fino, já estavam muito deterioradas por terem ficado muito tempo soterradas sob os escombros das paredes que ruíram sobre ele. Foram retiradas pela DPHAM e doadas ao Museu das Bandeiras, pela Diocese de Goiás.
A igreja ainda estava de pé em 1940, mas Ouro Fino já sofria com o esvaziamento de sua população já há algum tempo. A ruína de uma ponte e a construção de Goiânia aceleraram o processo de despovoamento e a cidade entrou em ruínas. Foi pena “que os iconoclastas de hoje fizeram ruir por terra ou desaparecer no monturo o venerável orago de Ouro Fino, testemunha surda e altamente valiosa daquelas priscas eras setecentistas do vertiginoso ciclo da mineração aqui no nosso meio.” (MARQUES, 1985, p. 175)
Para saber mais:
MARQUES, Oto. Cidade Mãe (casos e contos). Goiânia: CERNE, 1985.
MELO, Laura Ludovico de. Ouro Fino: Um Arraial... Uma Igreja... Um Largo... E uma vaga lembrança na paisagem. 2010. Artigo.