Resumo descritivo
A construção artística apresenta uma gaiola de cor verde que guarda uma boneca de tecido representando Damiana da Cunha.
Esta figura feminina e indígena possui costurado ao seu corpo um conjunto de asas em penas multicoloridas (amarelo, branco rosa, marrom e preto). A boneca veste uma tanga de cor vermelha, possui desenhos geométrico que remetem a pintura corporal indígena na cor preta e vermelha na linha dos olhos.
Seus olhos estão fechados pela representação, cabelo sintéticos pretos e longo. Em seu braço esquerdo possui pulseira de pérolas e no esquerdo cordões de cor amarela e vermelho. Transversal em seu corpo, um conjunto de cordões amarelos e vermelhos.
Em seu tornozelo direito apresenta cordões de cor amarela e vermelha.
A gaiola possui formato heptagonal, sendo a base prismática de seguimento vertical e o topo piramidal de seguimento horizontal. Em cada vértice da base, possui conjunto de folhas verdes esbranquiçadas e fitas de cetim de cores lilás, vermelhas e brancas unidasà plumária na ponta.
O topo da gaiola possui uma cruz de madeira de mesma cor e conjunto de fitas de tecido de algodão e cetim multicoloridos.