O Museu das Bandeiras (Muban) é uma instituição pública, federal, aberta ao público e vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia do Governo Federal.

O Muban está localizada no Centro Histórico da Cidade de Goiás, reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade em 2001, além de ter sido tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1978, pelo Governo Estadual em 1980 e pelo Município de Goiás em 1996.

Esse espaço museal está sediado em um antigo edifício construído inicialmente para ser utilizado como Casa de Câmara e Cadeia em 1766, na antiga Vila Boa de Goyaz. Sua nova função de museu foi estabelecida somente em 3 de dezembro de 1949, por meio da Lei nº. 394, mas foi aberto ao público somente em no ano de 1954.

Seu acervo museológico é composto por objetos significativos da presença negra, indígena e portuguesa em Goiás. Inicialmente, foi constituído por objetos/documentos do arquivo documental da Delegacia Fiscal do Tesouro Nacional de Goiás e pelo mobiliário já pertencente ao edifício. O acervo é composto por 590 peças.