• Museu Casa da Princesa

O Museu Casa da Princesa (MCP), é uma instituição pública, federal, aberta ao público e vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao governo federal.

Chamado de Museu Casa Setecentista ou até mesmo Museu Casa das Rótulas, nasce o Museu Casa da Princesa nos anos 80, que está presente em um edifício tombado desde 1954 por ser um marco da arquitetura do século XVIII. Na oralidade, o museu recebe este nome por um dia ter sido o “pouso” de Princesa Isabel.

O acervo é composto quase mil peças coletadas por Antônio Gomes Tição, que arrecadava as peças junto com a comunidade local, antes mesmo da fundação do museu, para um dia narrar as memórias do povo de Pilar de Goiás e entorno.

A temática principal do acervo do MCP abrange as memórias e histórias da cidade de Pilar de Goiás. Deste modo, é possível conhecer as tradições, a cultura, a mineração e a religiosidade. De fato, para além de seu rico acervo, o museu representa as memórias dos moradores da cidade de Pilar de Goiás.